terça-feira, 29 de novembro de 2011

Feijão, esse matreiro

Fui fazer o ultrassom morfológico hoje.

Na primeira passada o médico já avisou: xiiiiii. Você deve ter ovulado mais tarde. Esse bebê tem 9 semanas e seis dias e não onze semanas!

Ou seja, nada de saber sexo, nada de translucência nucal, nada de ultrassom morfológico, só uma ultra comum.

Ouvi o coração, vi o bebê: que é muito fofo, por sinal, já tem jeitão de gente. Foi emocionante, só não foi melhor por que o plano e o laboratório foram um lixo.

Cara, é impressionante como você é maltratada quando tá grávida, nego não tem dó. O estresse que eu passei eclipsou parte do momento que era pra ser legal e relaxante: ver e ouvir pela primeira vez o bebê.

Primeiro, que apesar de ter agendado o exame, cheguei no laboratório e eles simplesmente ignoram o agendamento, você recebe uma senha e atendido por ordem de chegada. Pô, mas se precisa agendar, qual é sentido? Fui tão bem atndida no laboratório A+ da Itapeva quando fui fazer os exames laboratoriais, e esse da Bela Vista é horrível. Profissionais despreparados e essa exigência absurda de agendamento que não é cumprida.

Quando agendei o exame pelo telefone eles perguntam o número de semanas e o nome exato do exame. Quando finalmente chamaram meu número, fui informada que o exame que eu queria (Ultrassom morfológico de primeiro trismestre) não é coberto pelo plano, apenas a versão transvaginal. Fiquei indignada, afinal, se não cobria o que eu pedi eles deveriam ter informado no agendamento. Daí em diante foi um show de horrores.

A atendente do laboratório disse que a Golden Cross só liberava os exames após as oito da manhã, mas o meu estava agendado para as 7:40. Se o Plano só atende a partir das oito, pra que deixar que o paciente agende antes das oito? Depois de muito insistir que eles entrassem em contato com o plano uma nova atendente chegou e disse: não sei por que sua médica pediu esse exame para décima primeira semana, não dá pra ver nada, só pelo transvaginal dá. Liguei pra médica, que desmentiu e disse que não existia a menor necessidade de fazer o exame via vaginal. Ou seja, a atendente do laboratório A+ MENTIU pra mim na cara dura.

Pô, era meu primeiro ultrassom, eu e Gabriel esperamos tanto por isso e ao invés de se concentrar em ver a silhueta do bebê e os batimentos no monitor ele ia ver o médico enfiando um consolão na minha buc*****. Super humano, gentil. Obrigada Golden Cross. O exame pela barriga daria as mesmas medidas, a translucência nucal e tudo mais que o diagnóstico precisa, mas a cobertura por uma questão ínfima de custos prefere apenas disponibilizar o exame mais constrangedor e invasivo. Cara, Hipócrates não tem paz nem sossego se revirando no túmulo cada vez que os planos de saúde fazem uma patuscada dessas.

E a burrice toda é que minha médica não pede nenhum exame desnecessário, ela é super low profile. Qualquer outra grávida no meu período de gestação já fez trocentos ultrassons comuns. Eu só (ia) fazer esse... Mas né? Até a DIX cobre esse ultrassom morfológico de primeiro trimestre mas por uma contenção de custos burra a Golden Cross só faz esse exame pela via vaginal. Muito escroto.

Voltando:

Nisso eu ligo pro plano e o plano confirma que só cobriria a via vaginal e se o laboratório quisesse ele podia faturar por outro código que aí receberiam. OU SEJA, A Golden Cross plano empresarial especial que se gaba de cobrir TUDO não cobre um exame de rotina sugeriu que o laboratório cometesse uma fraude administrativa para que eu fizesse o exame. Nossa, foi nessa hora que eu me senti em boas mãos: a pessoa que me atende no laboratório mente sobre a eficiência do exame que minha médica pediu e o plano sugere uma fraude para cobrir um buraco na sua cobertura.

Falei para atendente que ela tinha mentido e ela recuou: A Golden Cross é um SUS, minha querida. Eles não vêem necessidade de fazer ultrassom morfológico no primeiro trimestre. Só no segundo trimestre. O detalhe é que APENAS NO PRIMEIRO TRIMESTRE o exame de translucência nucal pode ser feito.

Um luxo, né?

Nisso eu e o Gabriel decidimos pagar no particular 350 conto. De tanto estresse, comecei a passar mal: dor de cabeça e enjôo que tinham sumido, voltaram com força total. Não falei nada para não estressar o Gabriel e lá fomos pra sala de exame.

Ver o baby pela primeira vez compensou o estresse. Mas né? Fiquei analítica, não consegui me entregar à emoção. Só perguntei pro médico se estava tudo bem com ele. Ele disse sim e pra mim tava bom isso.

Como acabamos não fazendo o morfológico, extornamos o valor do exame e fizemos a ultra comum pelo plano mesmo. A certeza agora é que vamos fazer o morfológico daqui 3 semanas. E não vai ser no A+ e a Golden Cross ainda vai ouvir umas verdades hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário