segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Pilates, Power House, "bolinha" e Maíra

Quando descobri que tava grávida tive que parar de correr. O impacto das passadas, o calor, nada disso é bom pro bebê. Recomendaram Yoga, Hidro, Caminhadas e Pilates.

Sempre tive vontade de fazer Pilates, mas sempre me pareceu mais economicamente vantajoso fazer academia comum, já que sou uma pessoa ativa e a academia proporciona uma gama de atividades por um preço razoável. Mas grávida tudo muda, né? Me senti livre para fazer o pilates e me concentrar em uma atividade só.

Cheguei achando que ia ser sopa no mel: corredora, praticante de musculação, quando fiz minha primeira consulta com a Dra. Catia Chuba ela disse que eu tinha frequência cardíaca de atleta (orgulhozinho!). Tal qual. Já na aula experimental a Maíra me avisou que ia pegar leve pois eu estou no primeiro trimestre.

(Detalhe: só as grávidas que já tinham uma rotina de atividades físicas podem começar o pilates, viu? se vc era sedentária melhor uma yoguinha mesmo, foi o que a Doctora avisou).

Tal Qual. Super acreditei que era "leve", mas a Maíra apesar de pequenininha e magrinha é um general: o nível de concentração exigido é alto, alguns movimentos são complexos e ainda precisamos estar sempre em uma postura básica chamada power house que consiste na coluna alinhada, quadril encaixado, glúteos e períneo contraídos. Moleza, só que ao contrário. E vai contrair errado ou deixar o pezinho torto? Maíra vai lá e te põe no seu lugar, literalmente e começamos a sentir músculos nunca dante solicitados começarem a trabalhar.

O mais legal até agora foi os exercícios onde fazemos o movimento de bolinha, curvando a coluna inteira. Parece que ele ajuda no esforço expulsivo do parto, e com esse lance de contrair a parte genital, acho que deve ajudar também o canal vaginal forte e a necessidade de uma epsio bem reduzida. Vou perguntar para Dra. Catia na próxima consulta. Mas recomendo fortemente o pilates pras gravidinhas mais animadas e que gostam de exercícios.

A Maíra atende no Soie Pilates na Vila Romana: http://www.soiepilates.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário