sábado, 5 de novembro de 2011

Coisas que ninguém te conta sobre estar grávida

1 - Você vai arrotar pra caramba e vai soltar muito pum: por algum motivo misterioso, lá pela sexta semana a passagem da comida vai ficar bem mais lenta pelo organismo. Além de não poder se empanturrar de nada, isso gera como efeito colateral muito pum. Muito mesmo. É constrangedor.

2 - Você não pode comer sushi: Comida crua ou mal passada só pasteurizada. Como não inventaram salmão pasteurizado se contente com os sucos e leite.

3 - Algumas pessoas que nem te davam oi agora JURAM que são suas melhores amigas: sei lá, vai ver é medo de ficar voduzado, pois uma das melhores crendices populares do mundo é que PRAGA DE GRÁVIDA PEGA. (amo isso)

4 - Enjôo matinal é a qualquer hora do dia: não se sinta um et se seu enjôo matinal vem depois do almoço ou a noite. Isso é completamente arbitrário. Eu fico enjoada a tarde.

5 -  Cigarro é mais prejudicial que cocaína durante a gravidez: não sou eu que tô dizendo é aquele livro bíblia "O que esperar quando você está esperando" - Enquando a cocaína tem meia página de complicações, o cigarro tem umas cinco. Causa doenças bravas, respiratórias, morte súbita do bebê já nascido, e pode até causar aborto espontâneo. Não que você vá falar OBA e cair de cara na farinha, né, sua crazy? É só a nível de curiosidade.

::

Eu vejo um monte de menina nova e neurótica grávida. Claro, cada um cuida da sua gravidez como quiser, eu tô super no início, e pode dar um monte de coisa errada, mas enfim, sou uma eterna otimista. Parece que estea tudo bem então ESTÁ tudo bem.

A gente vê um monte de viciada em crack de 16 anos com uma puta barriga de grávida, a coisa mais triste do mundo, você pensa no futuro da criança, na tragédia disso tudo, mas a natureza é sábia: se a gravidez avançou até ali é bem provável que fisiologicamente esteja tudo bem com o feto. É uma doideira, mas é a real.

Eu mesma fiquei super culpada por que não percebi que tava grávida e tomei um porre num sábado e corri oito quilômetros segunda e quarta. Só descobri que tava grávida na outra sexta, então eu tava super grávida enchendo os cornos de Beaujolais, fumando Marlboro e treinando pra São Silvestre. A médica falou: a maioria dos abortamentos espontâneos é por doenças genéticas pré existentes no feto. Se você chegou a descobrir que tá grávida as chances de dar tudo certo são enormes. É só não encher mais a cara nem dar uma de atleta.

Bom, nunca fui muito afeita a culpa, né? Então fiquei sussa. Os exames chegaram e aparentemente está tudo ótimo.

Parece que gravidez é um troço que quando tem que dar certo, ela dá e não tem muito o que você possa fazer a respeito.

::

Na próxima consulta com a Dra. Catia Chuba eu vou fazer uma lista de Coisas Que Ninguém Conta Pras Grávidas mais séria, sobre epsio, exercício perineal, parto naural, essas coisas. Acho necessário falar sobre isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário