quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O nascimento de uma nação... De estrias


Mamãe Zebra não pode fazer nada a respeito das estrias, mas você pode!

 O Nascimento de Uma Nação é um clássico do cinema mundial. Mas você não vai vê-lo: ele dura umas quatro horas, é racista e mostra a Ku-Klux-Klan como uma força heróica. Mas se você é ou foi estudante de cinema como eu fui, alguém te obrigou a ver, e hoje a grande graça é ter visto e não precisar ver nunca mais.

Mas tergiverso. O assunto do post não é esse, foi só uma piada pra construir o título, mas uma coisa sabemos: tal qual o filme, quem viu as estrias pipocando na sua pele uma vez não quer ver nunca mais e quem não viu não precisa passar por esse suplício. ;)

Bom, li uns artigos, conversei com uma dermato e claro, conversei bastante com o grupo das Maternas. E juntando todas as informações faço uma lista que vai ajudar as mamães a vencer essas malditas.

1 - O estiramente da pele que causa as estrias é inevitável: você vai ganhar peso e a barriga vai crescer. O que é a gente pode fazer é minimizar o efeito desse estiramento de maneira que as estrias não apareçam ou, se elas aparecerem, sejam mais suaves.

2- Genética - infelizmente grande parte da elasticidade da pele é genética. Pergunte pra sua mãe e pra sua vó se elas tiveram estrias e que cuidados elas tiveram, o que funcionou e o que não. São informações valiosas para prevenção.

3 - A prevenção é feita por fora, mas também por dentro. Além de cremes e massagens é muito eficiente também tomar dois litros e meio de água por dia (se você tem que aumentar as calorias, na gravidez por que não teria que aumentar a hidratação?).

4 - Alimentação: gelatina, proteínas magras e gorduras: uma dieta equilibrada faz com que você não engorde tanto, e estire menos a pele. Mas a gelatina contém colágeno, a proteína ajuda na construção e manutenção da musculatura e as gorduras boas (presentes dos azeites virgens prensados a frio e nas castanhas, por exemplo) na lubrificação da pele. Comer mal ajuda no aparecimento de estrias.

5 - Exercícios que fortalecem e alongam a musculura ajudam na elasticidade da pele. Não fique parada na gravidez, além de controlar o peso, o exercício vai ajudar a pele a resistir ao estica e puxa.

6 - Ah, os cremes! O tradicional óleo de amêndoas é bem eficiente. Mas lembre-se ele não substitui os hidratantes tradicionais, pois ele protege a camada mais superficial e não penetra tanto. O ideal é comprar um óleo em loja de produtos naturais, pois ele é puro e não vem misturado com óleo mineral como os óleos de amêndoas comuns nas farmácias. O modo de usar é: após o banho se lambuze legal, principalmente nas áreas críticas: barriga, lateral da barriga, bunda, quadril, seios e coxas. Depois tome uma chuveirada para tirar o excesso, se enxuge dando BATIDINHAS e nunca esfregando. Ah, e nada de banho pelando, a água quente ressaca muito a pele!

7 - Existem outros óleos que previnem estrias, mas são um pouco mais caros: óleo de bétula, arnica e gergilim. O modo de usar é o mesmo, a vantagem deles é que não são tão grudentos como o óleo de amêndoas, para as mulheres que tem aflição.

8 - Depois de usar o óleo, passe hidratante da sua preferência, generosamente, nas áreas críticas. Lembre-se: a gravidez aumenta muito o índice de alergias. Tente achar um hidratante específico para gestantes ou um hipoalergênico. Fora que os cheiros podem enjoar nos primeiros meses, tente um sem fragrância. Repetir a hidratação duas vezes ao dia, de manhã e a noite.

9 - Jamais, em tempo algum passe o hidratante no bico e na aréola dos seios, que o excesso de emoliência pode prejudicar a amentação futuramente.

10 - Achou tudo muito caro? Não tem paciência para passar óleo E hidratante? Dica econômica de dinheiro e paciência: Misture um vidrinho de óleo de amêndoas em um potão de hidratante de sua preferência. Mexa bem até virar uma gosma uniforme. Passe de manhã e a noite, caprichando na parte da noite. Preguiçou? Pode convocar o namorado, marido, companheiro, namorada, companheira, marida pra te ajudar. Afinal todo mundo tem que participar!

11 - Comece o ritual assim que se descobrir grávida, mesmo no iniciozinho da gravidez já existe estiramento da pele e não pare depois do parto: com o emagrecimento, a perda de água, a flacidez da pele, muitas mulheres relatam que não tiveram estrias durante a gravidez e elas apareceram rapidamente, dois, três dias depois do nascimento do bebê.

::

Dito tudo isso, lembrem-se: não há nenhuma garantia que as estrias não apareçam mesmo. Em populações com poucas mestiçagem (europeus e africanos, por exemplo), as estrias aparecem com mais frequência, chegam a atingir 90% das mulheres grávidas. Comemore que você é brasileira e sua pele é geneticamente mais resistente por mais braquinha ou negra que você seja: muito difícil não ter uma misturinha da boa na sua árvore genealógica. Mesmo que a sua genética seja desfavorável, tomando os cuidados corretos as estrias vão aparecer em menos lugares e mais suaves. Então, força na peruca, mulheres! Redonda sim, listrada nunca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário