segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Coisas que eu morro de medo na gravidez

Tirando as nóias normais das gestantes (conheço grávidas que não dormem na noite anterior ao ultrassom pensando no que pode ter de errado com o bebê), existem os medos mais realistas, digamos assim. Tipo, não dá pra dizer que você não pensa essas coisas, pois você pensa. Todo mundo pensa. E se você não ficou grávida ainda, vai pensar quando ficar. Não vamos nos rotular de insensíveis. Insensível é quem não entende que mesmo esses medos são legítimos.

Vamos a mais uma lista dos 9 meses que dão nome a este blog!

1 - Engordar muito - por mais que você coma certinho e não seja uma gordona e que todo mundo diga que a amamentação emagrece muito, dá muito medo de engordar demais. Dizem que o certo é de 9kg a 12kg, mas nunca conheci uma grávida que tenha engordado menos de 15kg. Só minha mãe que engordou OITO quilos. Ela falou que fazia muita faxina. Tem dia que eu nem consigo levantar da cama.

2 - Não conseguir emagrecer depois do parto - esse você não pode contar pra ninguém. Sempre retrucam "que bobagem, você vai ter tanta coisa pra fazer que nem vai ligar pra isso". Bom, duvido que eu não ligue.

3 - O namorado/marido não querer mais transar com você - Sério, muito difícil não passar isso pela sua cabeça.

4 - Pior, você não querer transar com o namorado/marido - Tem mulher que tem aversão ao pai da criança durante a gravidez. Tem mulher que perde o tesão geral. E o medo de não recuperar a libido e ficar assim PARA SEMPRE?

5 - Estrias - Cara, são impossíveis de tratar depois que se instalam, por mais que digam que existe remédio e tratamento estético. Eu particularmente, morro de medo de ficar listrada. Se pudesse dormia numa banheira de óleo.

6 - Não conseguir amamentar - eu sei que tem um monte de coisas que você pode fazer para evitar isso. Mas acontece. tem gente que não consegue, não rola, dói, sangra. Existem tratamentos eficazes, pomadas, massagens, banhos de sol. Mas duvido que se meu filho não pegar peito eu vou ficar insistindo com ele me olhando com uma cara faminta. Acho que rapidamente sucumbiria à mamadeira.

7 - Ter depressão pós parto - Parece que 25% das mulheres tem algum tipo de depressão depois do parto. Eu fico triste quando mudo de casa, quando termino um freela, quando tenho que voltar de uma viagem. É difícil para mim terminar ciclos, tenho certeza que vou ficar mega deprê quando a barriga se for.

8 - Amarelar na hora do parto normal - Minha médica é ótima, tem 85% de partos normais. Tenho lido muito sobre partos naturais e tenho gostado bastante de tudo que tenho lido. Mas MORRO de medo de amarelar e não conseguir parir por causa da dor.

9 - Antipatizar com o bebê - Eu sei que nenéns foram projetados para a fofura: cabeça grande e olhos grandes, nariz delicadinho. Um mangá humano feito para ser simpático. Mas tenho medo de não conseguir pegar, lidar, botar pra dormir, afogar a criança na banheira sem querer. Assim, um erro crítico qualquer, um game over de instinto materno. Sei que é difícil, mas as vezes penso nisso.

10 - Virar uma freak mommy - Sabe aquela moça que só sabe falar do bebê, só anda com mães de bebês, que não faz idéia do que acontece no universo além do universo dos bebês, que não deixa a criança mexer com um gato por medo dos micróbios, que segue manuais cegamente, que hostiliza mulheres que não querem ser mães, ou mães que dão antibiótico ao invés de homeopatia, que cogita mudar para o zimbábue por que lá o índice do ar é mais puro? Pois é medo de virar dessas, pois passam muitos pensamentos assim na nossa cabeça. É bem real pensar um troço desses, pois o mundo não é muito gentil com as gestantes e mães, então a gente acaba ficando MEI RADICAL pra proteger certos princípios, mas conheço várias pessoas que passam do ponto legal.

::

Duvido que pelo menos uma dessas coisas não aconteça. Mas ter filho é muito coisa de maluco, se você pensa, racionaliza, não faz. Então, assim, é cair pra dentro e encarar as surpresas que vem. Inclusive as boas, que certamente vão aparecer pelo caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário