terça-feira, 15 de novembro de 2011

9 Semanas e Os Silva.

Oi Feijãozinho.

Hoje você faz 9 semanas e entramos no terceiro mês. Aff, nem parece que eu estou grávida desde setembro, mas é verdade.

Essa semana você começa a dobrar o cotovelo, isso significa que você já tem um esqueleto primitivo e suas articulações se formaram. Também é a semana onde a genitália se forma. Ou seja, você já decidiu se é menino ou menina desde o dia da concepção, mas só agora tá decidindo mostrar pro mundo. Tudo ao seu tempo.

Estou bem ansiosa pelo ultrassom que vai me dizer como é a sua carinha e provavelmente, seu sexo. Também vai dizer se você é perfeitamente saudável, mas eu meio que já sei que você está ótimo. Sinto você fortão por aqui: super enjôos me contam que você anda mandando ver na produção de hormônios.

Continue crescendo bonitão, estamos todos aqui te esperando. Sua vó Marilene é doidinha, mas mesmo morando no Rio está sempre ao meu lado. Falamos sobre você todos os dias. Ela me tranquiliza e me conta sobre como ser mãe, pois eu não sei como se faz nada. Mas estou em boas mãos, pois ela foi a melhor mãe do mundo. Juro, um dia te conto tudo. Já seu pai, Gabriel, resolveu ficar grávido junto: tem sono, muita fome, desejos. Hoje ele quis pudim, é mole? Mas acho que você já sabe, pois ele conversa muito com você.

Tenho que te contar sobre a família carioca que vai te receber: ela é enorme. Temos muitos nomes, mas somos Os Silva. Você vai gostar muito de ser um Silva. Infelizmente você não vai conhecer seu biso Antônio, que foi quem inventou esse nome pra família, mas eu tenho muitas histórias dele guardadas pra te contar. Sua bisa Zilda é uma mulher muito sábia e bonita, você vai gostar muito dela, pois mesmo bem velhinha ela tem um cheiro bom.

Você tem cinco tias-avós, irmãs da sua vó Marilene. São mulheres maravilhosas, você vai ficar besta quando encontrar. Cada uma é bem diferente da outra: tem louras, morenas, altas e magras, mais baixinhas e gordinhas. Mas todas são amorosas e muito guerreiras. Só um bebezinho pra derreter essas tias, e você já tá derretendo elas demais, tem que ver. Não sabemos ainda se você é menino ou menina, mas de uma coisa sabemos: não tem preço ser criado numa família com essas mulheres tão fortes. Tudo muda, a perspectiva de ver a vida muda, é a vida vista pelo lado das mulheres, mães, amigas. É o mundo como o mundo poderia ser. Ah, e se você quiser chorar num ombro macio, dar uma risada com uma piada suja e impublicável ou espalhar uma notícia bem rápido, é só ligar pra uma delas. Elas são ótimas nisso.

E tem seus primos. Cara, você tem muitos primos. São 9, na ordem: Felipe, Rodrigo, Camilla, Victor, Raphael Lindo, Eduardinho, Malu, Pedro e Guilherme. Eles são muito divertidos e querem ser tios logo, parece. Espero que um deles descole logo um amigo da sua idade, afinal, todos nós sabemos como foi importante a nossa infância, nossas férias, e todas as brincadeiras, brigas e descobertas que fizemos juntos. Imagina que chato crescer numa família toda cheia de adultos...

(Malu, Guilherme e Pedro podem sossegar o facho, que está muito cedo. O resto já pode ir produzindo!)

Você tem uma tia também, minha irmã, a Bel. Com ela você vai aprender as coisas mais legais da vida, pois sua tia sabe coisas que ninguém mais sabe. Ela detém um conhecimento que é um conhecimento de amor. Ela sabe duas línguas além do português: a língua da franqueza e a língua dos animais. Espero que ela te ensine as duas, pois sua mãe é muito sabonete e prefere muitas vezes sair pela esquerda do que dizer o que deve ser dito. Sua tia Bel nunca faz isso.

Um dia você vai conhecer todos eles. E eles também vão te conhecer. Você vai saber como é um natal Silva, uma fofoca Silva, uma desorganização de eventos Silva, as alegrias Silva, as tristezas Silva. E vai saber como é ser amado por todos esses Silva. É a melhor sensação do mundo. Mas não posso contar mais: você vai descobrir. E estaremos todos lá pra ver.

7 comentários:

  1. Oi Renata! Sou da lista materna... Adorei seus textos... já estou te seguindo. Também tenho Blog... dá uma olhada lá e gostar... BjOs redOOOndOs e Parabéns pelo Feijãozinho que logo logo irá virar uma Azeitona!

    ResponderExcluir
  2. Esse pequeno diário das fases da vida,da pessoinha que está para chegar,é no meu ponto de vista a coisa mais bonita que ela herdará de você.
    A relação que você constrói, entre a vida que se faz e as que já existem no seu entorno afetivo, inclui nossa pessoinha, num grande útero coletivo: de bisa, de avós, de tias, primos e irmã. Lindo esse compartilhamento!!
    O bonito é que de fato existe um sentimento, "grávido", transbordando no meio dos SILVAS, que é muito doce e marcado pela contagem do tempo. Não falo do tempo cronológico, mas daquele tempo que é senhor de todas as coisas, e que nos concede tudo no momento certo. No momento da semente brotar, da flor virar fruto e do novo se apresentar.
    Não posso deixar de dizer, o quanto me sinto orgulhosa e vaidosa, por tudo que você vê em mim, como sua mãe.Mas ao mesmo tempo,me sinto cada vez mais responsável pelo valores e percepções que te transmitir, mas saiba que era o que eu entedia como os mais justos e verdadeiros . Bj da mã, que te ama muito.

    ResponderExcluir
  3. Eu não sabia como era chorar de alegria, de verdade. Desde a parte do vô até a que fala de mim eu chorei, choro de entupir o nariz e soluçar. É algo surreal essa quenturinha que dá toda vez que penso em você, em vocês. É um amor tão grande que oprime o peito, pesa, mas é tão gostoso. E pode contar comigo, eu quero e vou ensinar pra esse bebê tão especial as melhores coisas que sei. Meu queixo tá tremendo e tou sorrindo, ah Irmã, eu tenho tanta saudade, ainda mais agora!

    ResponderExcluir
  4. Vem logo que sua tia-prima vai te paparicar muito!!! Você vai adorar ser um Silva a mamãe aí já explicou tudo direitinho como ninguem explicaria :)

    ResponderExcluir
  5. Estamos contaminados por sua presença e por sua energia, sei que mesmo ai de dentro é capaz de receber o carinho e o amor que sentimos por vc, a ansiedade por sua chegada, a vontade de te abraçar e de te encher de beijinhos.
    Queremos tudo de mais lindo e mais doce para enfeitar seus caminhos, desejamos que tenha a honestidade de Tonho, a sabedoria de Zildinha, a determinação de sua vovó Lena, a coragem da mamãe Re e a docura de seu papai Gabriel.
    Saúde feijãozinho, Deus está te iluminando e te dando a sorte de ser gerado nesse ventre e só por isso eu sinto que você é muito, muito especial.
    Muitos beijos da tia Marinete

    ResponderExcluir
  6. Eh familia bonita!
    Adorei esses texto sobre os Silva.
    Bjs Gabriel

    ResponderExcluir